Texto abaixo na íntegra, traduzido a partir dessa versão em inglês.
Do Tradutor
Abaixo reproduzimos o texto de um panfleto publicitário publicado em oito línguas pela International Industrial Review de Nova York.
É impossível negar o talento literário e publicitário excepcional do autor e o cinismo imperialista deste trabalho, sua pornografia formal e vulgaridade grotesca, que não provoca nada além de tristeza. Entretanto, há algo no estilo desse panfleto que cheira a Anatole France, se podemos ousar pronunciar esse nobre e honesto nome; e em parte isso nos deu a coragem para publicar um trabalho tão sem precedentes.
Nenhum trabalho caracteriza a época da decadência da burguesia, sua completa atrofia moral, melhor que o texto reproduzido abaixo. Nem mesmo nós, leitores profissionais experientes, jamais lemos nada assim. Apesar de estarmos prontos para qualquer coisa que venha dos incitadores de guerras burocratas e gordos gatos fascistas e capitalistas, cujos depoimentos sobre o aparelho divulgado oferecemos, nunca pensamos que eles seriam tão desprovidos de bom senso e tato.
O camarada Shklovsky, que utilizou seu método formal para comentar com hábil ironia este disparate, foi certamente omitido do catálogo que segue.
Aparentemente não é a fisiologia que está certa (“o cérebro é um dos últimos órgãos a se decompor”), mas sim um slogan bolchevique russo, “a razão é a primeira coisa a ir embora” daqueles que a História quer punir.
Isso é perfeitamente verdadeiro, e é por isso que todo o mundo tem o mau cheiro da evidente ficção dos Anglo Euro-americanos — e de todo o setor imperialista — .
Portanto, a mais certa propaganda contra-‘antissexual’ seria a publicação deste trabalho curioso, e a partir de agora a expressão das pessoas irá mudar, seus rostos serão iluminados e enrubescidos por uma gargalhada: a melhor amiga da alma e do estômago, e a pior inimiga de toda essa insanidade industrial, moral e fisiológica.
_______________________
Anti-sexus
Aparelhos patenteados
Berkman, Châteloy e filho, Ltd.
Escritórios principais: Berlim-Londres-Geneva-Washington. Filiais: Londres, Paris, Copenhague, Bruxelas, Nova York, Varsóvia, Budapeste, Bagdá, Pequim, Singapura, Xangai, Hong Kong, Melbourne, Chicago, Frankfurt (em Oder e Main), Tóquio, Lisboa, Sevilha, Roma, Atenas, Montevidéu, Constantinopla, Angora, Calcutá, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Meca, Cairo, Belém, Alexandria, Bangkok e Damasco, com funcionários em todos os vagões da linha Hamburgo-America, além dos voos da Dereluft e Lufthansa.
Prezadas senhoras e senhores:
Quão diferentes são as épocas…quão variados são os territórios dos países…quão variadas as culturas em que nossa empresa multinacional atua. Contudo, nossos produtos patenteados têm uma procura universal, do Ártico à Antártica, até nos últimos confins, nos países selvagens entre os Trópicos de câncer e capricórnio. A paixão humana é suprema em relação ao tempo, lugar, clima e economia.
A manufatura e distribuição de nossos produtos pela indústria metalúrgica a fim de satisfazer essas paixões é de importância cósmica, tanto metafísica quanto moralmente falando. É extremamente sintomático que, contrastando a sabedoria, a taxa de vendas anuais de nosso produto — não levando em conta a situação econômica e tamanho da população — é a mesmas nas latitudes do norte e nas do sul, nos trópicos.
A partir disso nos permita concluir que a fisiologia do homem é virtualmente idêntica e permanece verdadeira independente de qualquer característica de localidade, nível de cultura, tempo, raça, presença de imprensa ou falta dela, feiura ou beleza da raça, ou outras circunstâncias externas.
Daí se vê que é claramente a satisfação completa que resulta em tal demanda. O mundo inteiro, por si só, busca consumo, não produção; o mundo nem produz o desejo pelo prazer quando não há chance de obtê-lo. Considerando nossa experiência mundial em vendas… nossa incansável procura por aperfeiçoamento dos modelos em produção atuais… nossa crescente rede de fábricas (que, em 1 de janeiro de 1926, chega a 224)… e nossa preocupação atenta com as nuances individuais dos consumidores e os resultados das modificações instrumentais de adaptação a essas nuances, decidimos incluir a União Soviética em nosso mercado externo, já que consideramos seu volume suficiente para justificar os gastos organizacionais inevitáveis associados à adaptação às especificidades de um novo mercado, considerando que qualquer sucesso comercial deve levar em conta todas as características concretas de uma situação particular. As principais autoridades morais do mundo declararam que nossas atividades não são um motivo de preocupação, é claro, para ser digna de investimento estatal e apoio privado filantrópico, algo que nossa empresa não tardou a utilizar em nosso favor, e que continuaremos utilizando. O chefe da empresa, sr. Berkman, já foi incluído na lista dos indicados ao prêmio Nobel e nos últimos anos ganhou o título honoris causa de Doutor em Ciências Éticas e Estéticas da Sorbonne. Sem tomar muito de seu valioso tempo, permita-nos compartilhar com os senhores, nas linhas mais gerais, os princípios a partir dos quais nossos fundadores construíram esta singular empresa multinacional.
A força sexual da humanidade foi reprimida durante a guerra, mas floresceu incontrolavelmente no período pós-guerra. Foi isso em parte que permitiu a nossas fábricas funcionar a todo vapor e a nossa empresa de gozar de prosperidade financeira. Mas é essa vida sexual desregulada da humanidade, tão prenha de calamidade precisamente por esse estado desregulado — é isso que causa aos fundadores da nossa empresa uma tortuosa ansiedade espiritual, e esta também é a verdadeira razão de nossa atividade afirmativa. Também há a já conhecida relação entre as sensações sexuais e a moralidade.
A santidade da antiga instituição do casamento é reconhecida universalmente, uma santidade que advém da imutabilidade do amor matrimonial e da eternidade conjugal, repleta de prazeres afirmativos supremos e da consequente pacificação espiritual. No casamento, a verdade é substituída pela paz. Mesmo que nenhum filósofo no mundo possa provar qual é melhor, a humanidade já proclamou que a paz é melhor que a verdade. E só a humanidade pode ser o objeto da atividade industrial e comercial; os filósofos não podem sê-lo.
Tendo considerado tudo isso, nossa empresa solicitou o registro de patentes em todos os países civilizados para o Anti-sexus, um dispositivo eletromagnético destinado a regular o domínio do sexo e também, a seu lado e por causa dele, a função superior do homem: sua alma, ou seja, a divindade eclipsada interior, que deve agora, finalmente, ser feita visível e disponível para uso geral, o que é um dos benefícios comuns da civilização. Um sexo desregulado é uma alma desregulada; não gera lucro; sofre e cria mais sofrimento; isso — na era da organização científica universal do trabalho, na era de Ford e do rádio, na era da Liga das Nações, Rutherford e planos de viagens interplanetárias através da força viva contida no chamado “tijolo” de Kreuzkopf — não pode ser tolerado. O progresso segue uma linha irregular e descontínua; em outras palavras, alguns pontos individuais são deixados para trás, mancos. Nossa empresa foi convocada para equilibrar a linha do progresso; nossa empresa foi convocada para abolir a selvageria sexual da humanidade e trazer a natureza do homem de volta a uma cultura avançada de paz, e a um andamento de desenvolvimento regular, calmo e planejado.
Em uma era de crises econômicas e sociais em que o casamento é financeiramente difícil… em uma era de pensões em que é quase impossível ter filhos… em que a mulher, agora que o homem está empobrecido, mais uma vez se tornou apenas uma fantasia de poeta, fomos convocados para resolver o problema humano global do sexo e da alma.
Nossa empresa transformou a sensação sexual, um bruto impulso elementar, em um mecanismo enobrecedor, demos ao mundo o comportamento moral. Retiramos o elemento sexual das relações humanas e abrimos espaço para a pura amizade espiritual.
Entretanto, tendo em mente o prazer instantâneo e de alto valor que necessariamente acompanha o contato entre os sexos, dotamos nosso aparelho de uma construção que permite no mínimo três vezes mais prazer se comparado à mulher mais encantadora utilizada exaustivamente por um prisioneiro recém liberto após dez anos de isolamento rigoroso. É essa a medida de comparação, o quociente de qualidade de nossos aparelhos patenteados.
Além disso, um regulador especial permite aos usuários alcançar o prazer com qualquer duração, de vários segundos a vários dias, caso nosso nobre consumidor disponha de tanto tempo livre. Um disco seletor especial permite aos usuários regular o dispêndio de sêmen em unidades de volume para alcançar um nível otimizado de equilíbrio espiritual, ou seja, isso evita o esgotamento do organismo e a perda geral de força nas atividades diárias. Nosso lema é o destino espiritual e fisiológico do consumidor e o exercício de sua função sexual: tudo está em suas mãos… que descansa sob os reguladores correspondentes. E alcançamos isso.
Ademais, homens de idade avançada que saíram da comunhão sexual podem usar nossos dispositivos para novamente comungarem. Trabalhamos para todas as idades e povos.
Estamos há oito anos produzindo três modelos de aparelhos para homens e três para mulheres. O mercado evidentemente não tem demanda para variedade, graças ao vasto leque de variação possibilitado pela configuração de cada modelo, de acordo com as particularidades individuais de cada consumidor. Como uma cortesia ao nosso novo cliente, o habitante singular da União Soviética, permitimos descontos especiais de até 20% no preço de tabela e parcelamento em um ano para membros de sindicatos que comprarem coletivamente. Os preços para 1926 de nossos dispositivos são:
1. Modelo BS300042 para uso individual, sem esterilizador- 20 dólares.
2. Modelo BS3001843 para uso por um grupo limitado de pessoas (por exemplo, homens de uma família), com esterilizador- 40 dólares.
3. Modelo BS3000000401 para uso por um número ilimitado de pessoas (para instalação em banheiros públicos, vagões de trens, alojamentos, manifestações políticas, teatros, ruas, prédios comerciais, etc.), com esterilizador automático- 100 dólares.
Os preços indicados são para retirada no depósito e não incluem descontos e embalagem. Temos os mesmos três modelos do dispositivo e do manual estão disponíveis para mulheres, com um aumento de 15% no preço. Enfatizamos novamente que nossos princípios de ação são irrepreensíveis e repousam no mais alto cume da moralidade… respeitosamente os lembramos da necessidade de organizar sua alma, sua parte mais importante… cuidamos de seus interesses econômicos os protegendo da interferência de forças sexuais elementares… por isso ousamos lhes oferecer a chance de fazer um investimento único, indispensável, a fim de eliminar os gastos com gratificação sexual da área de débito de sua conta bancária de uma vez por todas, e imediatamente se colocar no caminho da prosperidade moral e financeira.
Aguardando seus gentis comentários e pedidos, respeitosamente
Yakov Habsburg, Gerente de operações em terras Soviéticas.
Depoimentos de pessoas notáveis sobre nossos dispositivos “Anti-sexus”
A guerra é a paixão global da humanidade. Ela cessará apenas junto à vida na terra, não importando o que as pessoas cansadas e seus políticos cheios de devaneios digam. A guerra é a própria masculinidade, e permanecerá enquanto a vida continuar masculina e progressiva. Os dispositivos do sr. Berkman, sr. Châteloy e filho irão, tenho certeza, cumprir um grande papel na guerra vindoura, quando milhares de jovens reunidos nas linhas de frente serão servidos por eles.
Tão recentemente quanto na última guerra, os líderes militares contaram com os espíritos dos soldados. A castidade forçada cria um excesso de nervos. Soldados nervosos significa derrota. Precisamos de exércitos de homens com equilíbrio espiritual, que são capazes de décadas de guerra. Os dispositivos mencionados acima foram elaborados para auxiliar líderes militares em seu difícil trabalho rumo à vitória.
Hindenburg
Berkman, Châteloy e filho fundaram uma brilhante nova era em serviço moral à humanidade. Não há dúvidas que a situação histórica ideal é aquela em que o cérebro humano regula tudo no universo, e que essa regulação se manifeste como um transformador eletrônico que converte as forças selvagens da natureza em autômatos padronizados. Essa tarefa de regular a fisiologia conjugal em uma forma exata e rotineira me confrontou aos vinte e cinco anos, ao me casar, mas naquele momento o meu processo mental, distraído por exercícios mecânicos, não poderiam se concentrar nisso. Eu lamento por isso. Talvez nesse momento eu não abriria empresas para fabricar carros, talvez tivesse fabricado dispositivos que automatizassem e normalizassem a moralidade, o que é mais apropriado às minhas convicções espirituais.
Mas Berkman, Châteloy e filho anteciparam meus pensamentos juvenis e os colocaram em operação em larga escala para o bem da humanidade. Sou profundamente grato por isso.
Desejo a essa nova indústria, tão brilhantemente organizada por Berkman, Châteloy e filho, sucesso internacional. Espero que o produto beneficente dessa maravilhosa empresa se desenvolva no mercado com criadores expandindo a produção para incluir toda a população animal do planeta, não só pessoas, cujos números serão fatidicamente reduzidos pela ação dos dispositivos dessa empresa. Essa medida aumentaria os ativos no balanço da empresa e, com ele, a força moral do mundo.
Henry Ford
A análise detalhada do custo de produção do dispositivo “Anti-sexus” provou que ele é excessivamente caro. Pedi ao Departamento Financeiro para recalcular esse custo com base em nossas matérias-primas e equipamentos e verificar se poderíamos reduzi-lo. Eles relataram que reduções de trinta [porcento] são possíveis, por enquanto. A partir do próximo ano começaremos a fabricar o Anti-sexus em nossa fábrica em Detroit.
Além disso, aprovamos planos de parcelamento de até cinco anos, o que tornará o dispositivo acessível a todo cidadão.
Assim acabaremos totalmente com a prostituição, de uma vez por todas, e todos os homens desempregados também irão adquirir os dispositivos. Libertaremos também os jovens trabalhadores da obrigação de se casar, o que estabilizará seus orçamentos, permitindo-nos prosseguir sem ter que dar a eles os aumentos que tanto dificultam o contínuo progresso e as melhorias técnicas de nossas fábricas.
Ford Jr. (Ezekiel)
É melhor jogar sua semente em um pedaço de metal, se não quer transformá-la em uma árvore do conhecimento, do que no corpo indefeso de um ser humano, criado para a amizade, as ideias e a santidade.
Gandhi
Os dispositivos dos srs. Berkman, Châteloy e filho facilitam que a metrópole administre as raças coloniais agressivas e reduza o número de revoltas inúteis contra a civilização que se baseiam, como sabemos agora, em nada mais que impulsos sexuais insatisfeitos de rapazes. Também ficou muito mais fácil enviar administradores de primeira classe para as colônias agora que suas esposas não correm o risco contínuo de estupro, como costumava ser. Outra coisa: as esposas destes mesmos administradores, providas com os equipamentos da empresa, não precisam mais permitiro, aliás, convidar ao, estupro.
Chamberlain
Sou contra o Anti-sexus. Ele não possibilita a intimidade, a interação vivificante das almas, e é essa a interação primordial quando os sexos se unem, mesmo quando a mulher é um produto. Essa interação tem um valor próprio, independente do ato sexual: é a sensação efêmera da amizade e da doce afinidade, a sensação de sua solidão se evanescendo, que nenhum mecanismo antissexual pode dar. Defendo a proximidade real entre as pessoas, que elas respirem pela boca umas das outras, que um par de olhos fite outro, por como você sente sua própria alma durante um ato sexual grosseiro, pelo enriquecimento à custa de outra alma que se encontrou.
Sou, portanto, contra o Anti-sexus. Defendo o ser humano vivo, atormentado, ridículo, sem saída, que deposita seu escasso suco da vida só pra sentir um momento de fraternidade com outro ser humano. Também sou contra todas essas coisas mecanizadas porque eu sou, fui e sempre serei a favor do que é real, deplorável e ridículo, mas vivo… e disposto a se tornar poderoso.
Charles Chaplin
Comentário da Empresa
Levando em conta o protesto de C. Chaplin, e considerando que não nos furtamos de publicar depoimentos negativos, a Empresa também faz saber que solicitamos a nossos melhores engenheiros o desenvolvimento de um modelo funcional para um novo Anti-sexus, que afetará não apenas o campo sexual, mas também, e simultaneamente, os centros nervosos superiores, criando mecanicamente sensações incomparáveis de comunhão com o cosmo e amizade em um plano superior com todos os seres vivos sobre o qual o sr. Chaplin tão exaustivamente expressa seu desgosto.
A Empresa espera poder criar essa sensação de comunhão com a vida não de forma abstrata, mas na figura encantadora e concreta de um homem ou mulher (dependendo do sexo do cliente), a imagem do que for mais íntimo e desejável de acordo com a estrutura psicológica e o sistema nervoso de cada cliente. Entretanto, a Empresa não espera alcançar uma ampla distribuição desse modelo do dispositivo, já que está bem estabelecido que o amor — e pelo depoimento o sr. Chaplin se refere ao amor de verdade, embora transitório- não é uma qualidade comum a todas as pessoas, então não consideramos que uma produção baseada nele não seria comercialmente viável. O amor, como a ciência contemporânea provou, é um estado psicopático característico de certas constituições predispostas à degeneração nervosa, não de homens saudáveis e práticos. Ainda assim, trabalhamos não só para todas as idades e povos, mas também para todos os sistemas orgânicos em sua variedade, já que nossa Empresa tem como ambição, em primeiro lugar e acima de tudo, o aprimoramento moral do mundo.
Em nome da empresa, sr. Berkman.
Quando fizermos do coito um ato individual, destituindo o parceiro, quando removermos todos os obstáculos em relação ao exercício da função sexual e torná-lo amplamente disponível, estaremos rumo à castidade e ao domínio do princípio do rejuvenescimento: o uso de nossas secreções internas, nossas descargas glandulares, dentro de nossos próprios corpos.
Prof. Steinach
Depois de usar o Anti-sexus você revive sua juventude, e então dorme saudavelmente. Não durmo tão bem há vinte e cinco anos. A fonte de juventude que estava se secando em mim começou a fluir novamente. Sou muito grato aos fabricantes do Anti-sexus. Minha filha sugeriu que eu fundasse o Instituto Berkman, Châteloy e filho de Juventude Permanente. Dei a ela a autorização e o dinheiro para essa causa tão alegre.
Morgan
Com a introdução desses dispositivos antissexuais, perdemos um conjunto de movimentos poderosos que acompanhavam a paixão divina. Disso precisamos nos arrepender. Mas ganhamos um certo conforto sexual, um certo tempo economizado, o equilíbrio de uma constituição saudável e independência dos caprichos das mulheres. Isso é bem-vindo. Outra coisa: Acho que o cinema contemporâneo compensará esse conjunto de movimentos sexuais perdido os limpando de tudo que é inconsciente, bestial e elementar, e os substituindo pelo poderoso movimento aéreo de um corpo virginal pelo espaço.
Doug. Fairbanks
O futuro pertence à civilização, não à cultura: o futuro será vencido por aquele que for espiritualmente morto e intelectualmente pessimista. O casamento, estilizado espiritualmente depois de Fausto, é inconcebível no plano vulgar da verdadeira civilização; a única coisa ali concebível é o processo mecânico de descarga do excesso de força orgânica bruta que não pode ser sublimada no espírito. A máquina Anti-sexus é um outro mensageiro da era em que estamos entrando, em que a civilização é um prédio morto e confortável, cujas plantas se emaranham na verde grama de uma cultura vivaz, mas perdida.
Oswald Spengler
A máquina Anti-sexus é totalmente indispensável em viagens longas e muito fácil de usar. É totalmente obrigatório incluí-la entre os suprimentos essenciais de qualquer expedição minimamente cientificamente organizada e equipada. A presença dessas máquinas é uma ótima adição para o sucesso da expedição.
Sven Hedin
Ouvi essa canção quando estive na Rússia: Caras sortudos moram com leiteiras./Como aprendemos/Rapazes como ele têm tudo: creme e manteiga o tempo todo!
Num momento em que a Europa está empobrecendo diariamente e a Rússia não está muito melhor, e nem todo homem se casará com uma leiteira, precisamos de uma “leiteira” mecânica. O mecanismo “Anti-sexus” foi convocado pra tomar seu lugar. A humanidade gasta aproximadamente 500 bilhões de rublos por ano em prostituição, sem contar o custo indireto em saúde, a imensa perda de tempo, a existência de toda uma classe internacional, socialmente danosa, de homens e mulheres prostitutos, etc. etc.
O dinheiro que economizamos, que totalizaria por volta de um trilhão de rublos por ano, seria suficiente para comprar leite, creme e manteiga para todo homem, sem a necessidade de submeter essas delícias à dependência do casamento com uma leiteira.
Sim. Mas é o Anti-sexus, afinal, que nos faz economizar um trilhão em um ano e nos dá acesso universal ao abastecimento de leite! Portanto, ele é mais efetivo que qualquer outra reforma econômica, não importando quão revolucionária seja.
Keynes
Não escrevo. Geralmente ajo. Considero o Anti-sexus um requisito indispensável pra qualquer pessoa de cultura, obrigatório tanto em casa quanto no front. Nosso rei retirou as taxas fiscais e aduaneiras do Anti-sexus. As mulheres emancipadas dos deveres e consequências do sexo se tornarão ativos de alto valor em nosso país. Todo membro da União Fascista é obrigado a ter um Anti-sexus, e todo mundo precisa ter um, dos pedintes vadios a nosso rei soberano.
Mussolini
As mulheres também passarão, assim como as Cruzadas. O Anti-sexus virá sobre nós, inevitavelmente, como sol da manhã. Mas está claro como o dia: o ponto é a forma, o estilo da era automática, não em absoluto sua essência, que não existe. Afinal, isso é algo que não existe suficientemente neste mundo: existência. Doce vergonha tornada prática de estado, apesar de permanecer doce. Agora não é preciso viver com tanta dificuldade, como se estivesse em uma camisinha.
Viktor Shklovsky
Comentário da Empresa
Considerando que é impossível colocar todos os depoimentos aqui, a Empresa está planejando lançar três volumes dedicados especificamente às análises de nossos dispositivos feitas por pessoas célebres nas artes, ciências, social-democracia, finanças, política, comunismo, tecnologia e estética. O próximo volume terá as análises de sr. Averbakh, Zemlyachka, Kornely Zelinsky, Soong Ching-ling, Bachelis, Grossman-Roshchin, Deterding, S. Budantsev, Lawrence Windrower, Osinsky, General Po-Lu-Ghui, Tarasov-Rodionov, Prof. Westinghouse, Krishon, e muitas outras autoridades respeitadas.